Um lugar que amei foi São Miguel das Missões, onde visitamos uma aldeia indígena e conhecemos Patrícia, Ariel e Gessica (Kerexu Mirî, no idioma guarani). Esse encontro estava marcado desde Olinda (PE), quando minha mãe em sua pesquisa conseguiu o contato dos Guaranis que também são cineastas.
Eu estava um pouco tímida no começo, quando a gente se reuniu no quintal e tomamos chimarrão. Aliás, foi com eles que aprendemos a tomar o "chima" direito, porque ninguém ainda tinha explicado que todos devem tomar na mesma cuia e com a mesma bomba.
No final da "reunião" de trabalho, sentimos que estávamos entre novos amigos. Minha mãe pediu a Patrícia e Ariel para fazer algumas fotos para registrar o encontro, e ambos sugeriram que além das que foram feitas na casa seria legal conhecermos e fazer algumas imagens à beira do rio.
Foi nesse momento que eu e Gessica ficamos amigas. Ela me deu uma pulseira linda que ela mesma tinha feito e depois pulou com tudo pra nadar no rio. Eu, como sou "menininha da cidade" e não estava de biquini, não entrei, mesmo depois de ver todos sem nenhum problema com as roupas (ou sem elas) se esbaldando no rio. Depois fomos pra uma pracinha e Gessica me ensinou a jogar xadrez.
Fiquei com a sensação que se ficasse ali por mais alguns dias iria aprender muitas coisas interessantes.
Adorei conhecer Kerexu Mirî, a indígena Guarani-Mbya que se tornou minha amiga.
Kerexu Mirî - Guarani-Mbya São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul |
Artesanato Feito por Gessica |