Escuto isso o tempo todo. Muitas pessoas estão preocupadas com os animais na lista de extinção, com os espaços naturais invadidos pelas cidades, com os maus tratos em geral, com as mudanças climáticas, a seca, os incêndios, as enchentes, onde os primeiros que morrem sem chance de se recompor são os animais.
Mas vou falar uma coisa pra vocês, eu vejo animais mortos todos os dias pelas estradas do Brasil, e essa foi uma das coisas mais difíceis da viagem toda!
É chocante viajar e ver o tempo todo (o tempo todo mesmo!) cães, gatos, cabras, jegues, cavalos, raposas e toda sorte de espécies ao lado das rodovias, senão já mortos, em situação de risco.
E vejo e fico sabendo de animais mortos, torturados e explorados por todos os lugares que passo.
Isso, quem faz, é o próprio ser humano.
A pessoa "simples" que olha essas vidas como objetos.
A pessoa "simples" que trata cada um deles como lixo.
A pessoa "simples" que os usa até as tripas. Usa, descuida, abandona.
A pessoa "simples" que, sem nenhum cuidado, dirige em alta velocidade pelas rodovias.
A pessoa "simples" que todo dia, o tempo todo, pratica essa miséria. Em sua vida!
Enquanto todo mundo se preocupa com as grandes catástrofes e com os grandes culpados, todos os dias diversos animais sofrem todo o tipo de desgraça praticada por pessoas ditas "de bem". Trabalhadores, mães e pais de família.
Toda sociedade sabe falar e se propõe a ensinar sobre a biodiversidade e sobre a Vida.
Mas que tipo de sociedade pode nos explicar, nos falar e ensinar sobre a Morte?
Porque viver quase todo mundo sabe,
e me parece que matar também...
Golfinho morto esquartejado |
Peixe-boi morto com um tiro na cabeça |
Preguiça morta atropelada |
Jegue morto atropelado |
Tartaruga Marinha morta intoxicada |
Ai meu Deus! Há mais que belas paisagens pelas estradas brasileiras!!
ResponderExcluirDa vontade de chorar, toda vez que penso em injustiça, eu fico louca... A gente se pergunta como alguem tem coragem de maltratar seres indefesos e inocentes ? É normal que esses animais que eles tenham medo do bicho Homem, que segundo Sebastião Salgado, o bicho mais violento do planeta ! Ai Bruna, quando a gente ve a carinha deles de inocentes, com aquele olhar quase infantil, da vontade de abraçar, brincar, virar amigo...
ResponderExcluirDa vontade de chorar, toda vez que penso em injustiça, eu fico louca... A gente se pergunta como alguém tem coragem de maltratar seres indefesos e inocentes ? É normal que esses animais tenham medo do bicho Homem, que segundo Sebastião Salgado, o bicho mais violento do planeta ! Ai Bruna, quando a gente vê a carinha deles de inocentes, com aquele olhar quase infantil, da vontade de abraçar, brincar, virar amigo...
ResponderExcluirFlávia, vai doer o que vou dizer, mas de tanto encontrar e saber dessas coisas, já tô ficando dura. Outro dia, em Olinda, tiramos duas vezes um gatinho da rua para não ser atropelado. Ele tinha coleira e tudo, mas ninguém tava nem aí pra ele. Fomos jantar, e na volta vimos um moço carregar o gatinho numa pá. Estava morto! Atropelado!! Coleira todo mundo põe, mas cuidar ninguém quer saber. Triste mesmo. BJK.
ExcluirNem fala... Todo mundo quer ter tudo e confundem vida com objetos...
ResponderExcluirbises