Os Parques Nacionais, assim como outras unidades de conservação federal, são geridos pelo Órgão ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado em 2007." (Fonte: Wikipédia)
Eu aprendi muito durante minhas visitas, mas nesse ano não tive nenhuma aula que comentasse a respeito dessas unidades de conservação. No ano passado, estudando os tipos de vegetação, me lembro de ouvir falar do Parque Nacional de Itatiaia (RJ). E, imediatamente, desejei conhecer. Não pensei que nesse ano conheceria tantos.
Sobre a minha experiência o que tenho a dizer é muito simples:
São formados de algo que jamais um ser humano poderá realizar.
Somente nos cabe preservar.
Mas eu também me diverti muito. Na Chapada Diamantina, por exemplo, eu subi morro, tomei banho de cachoeira, nadei em rio, em poço e achei até que era um "Parque de Diversões". No PARNA Sempre-Vivas, eu adorei andar de 4x4 pelos Campos Rupestres, me senti em uma aventura emocionante. Em Jericoacoara foi lindo o pôr do sol, aqueles de cinema bem ali no meio do mar. Nos Lençóis Maranhenses, bonito mesmo eram as "dunas alvinhas entre as lagoas fresquinhas"*. Ubajara foi demais! Tinha um teleférico que eu fiquei com medo, mas depois você se acostuma de tão rápido; descendo do bondinho estava a gruta linda e cheia de morcegos (meu animal preferido). Sete Cidades não conheci, mas volto um dia pra ver essas rochas magníficas.
Eu não sabia que o Brasil era tão grande, tão diverso e tão lindo.
Confesso, amei realmente.
E quem ama, cuida.
E ainda vou conhecer muito mais.
Aguarde!
(*) Tribo de Jah
Parque Nacional das Sempre-Vivas Sede: Diamantina - MG |
Parque Nacional da Chapada Diamantina Sede: Lençóis - Bahia |
Parque Nacional de Jericoacoara Sede: Jericoacoara - Ceará |
Parque Nacional de Ubajara Sede: Ubajara - Ceará |
Parque Nacional de Sete Cidades Sede: Piracuruca - Piauí |
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses Sede: Barreirinhas - Maranhão |
Nenhum comentário:
Postar um comentário