Meu centésimo post neste blog não poderia ser outro: é sobre levar o Espinhaço para o mundo, exatamente como, em um momento, prometi a mim mesma que faria.
Venho compartilhar algumas novidades por aqui, e a mais especial delas é que, em maio de 2026, tive a alegria de participar do 3º Fórum Mundial da Juventude MaB, que aconteceu na Itália. Agora você deve estar se perguntando: afinal, o que é MaB?
Vamos lá. MaB é a sigla para Man and the Biosphere (O Homem e a Biosfera), um programa científico internacional da UNESCO criado em 1971. Seu grande objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a relação entre as pessoas e o meio ambiente, equilibrando a conservação da biodiversidade com o uso econômico e social dos recursos naturais. O programa atua principalmente através da criação e gestão das Reservas da Biosfera (RB), áreas reconhecidas internacionalmente que servem como verdadeiros "laboratórios vivos" para a convivência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.
No Brasil, temos 7 das mais de 700 RBs espalhadas pelo mundo. São elas: Mata Atlântica (a maior do planeta!), Cerrado, Caatinga, Amazônia Central, Cinturão Verde de São Paulo, Pantanal e, claro, a Serra do Espinhaço.
A Reserva da Biosfera do Espinhaço se destaca de uma forma muito singular nesse contexto. Enquanto as outras costumam se concentrar em um bioma específico, a do Espinhaço consegue abraçar três: Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. É um exemplo único da força, da diversidade e das transições que as nossas montanhas abrigam. Dentro dessas reservas, existem redes que auxiliam na gestão territorial, e uma delas é a Rede de Jovens, da qual, orgulhosamente, faço parte. Sou, pela vida e pela UNESCO, uma Jovem do Espinhaço.
Foi por isso que, junto com outras colegas do Brasil e de diversas reservas ao redor do globo, fui convidada a integrar esse fórum. Tive a oportunidade de conhecer realidades e pessoas de lugares muito diferentes, mas que, no fundo, são profundamente semelhantes. Afinal, a juventude e o meio ambiente, em qualquer lugar do mundo, enfrentam os mesmos grandes desafios.
Esta tem sido a minha luta: levar o Espinhaço para o mundo conhecer e, assim, também querer preservá-lo. O reconhecimento internacional é um passo maravilhoso, mas a ação local somos nós, dia após dia, quem fazemos.
Vou deixar aqui o link do site das Reservas da Biosfera do Brasil para que vocês deem uma olhada e descubram a sua rede local. Todo mundo pode fazer parte de uma. Enquanto isso, eu já vou organizando as malas para a próxima aventura! 😁

Parabéns! ♥️
ResponderExcluir