Falando em História, no 6˚ Ano não vamos ver Brasil, vamos estudar das Origens do Homem até a Roma Antiga, mas viajando pelo país vou aprender muito sobre o que se passou (e se passa) por aqui.
Nosso caminho passa pela Estrada Real.
Descobri que no fim do Século XVII e durante todo o século XVIII o Brasil foi mais ou menos como o centro do mundo. Daqui tiraram tanto ouro e tanta pedra preciosa que deu pra financiar Portugal e pagar suas dívidas por um bom tempo, além de contribuir (e muito) para o desenvolvimento da Inglaterra.
Éramos uma Colônia e por isso o rei de Portugal levava tudo que havia no solo e no subsolo do seu rico território, utilizando escravos africanos e índios pra fazer o serviço pesado. O serviço sujo não, acho que ele mesmo fazia. Muita coisa aconteceu nesse cenário, e vamos tratar disso aqui no Blog. Mas, adianto, a coisa foi feia!
Eu já suspeitava o que era injustiça, e já sabia da violência que passa na televisão, mas nunca imaginei o tamanho disso tudo em um tempo que não existia esse tipo de comunicação. Tudo era feito através de caminhos abertos pela mata, subindo montanhas, atravessando rios, a pé ou em mulas e cavalos, num tempo que mudou a nossa História enquanto o mundo também mudava.
Esses caminhos formaram a Estrada Real.
São eles o Caminho Velho, o Caminho Novo e o Caminho dos Diamantes.
Estes são os oficiais, quer dizer, aqueles abertos por Portugal pra levar nossa riqueza embora.
Mas haviam outros, os chamados descaminhos, por onde acontecia de tudo.
São os preferidos da minha mãe!
E ela diz que muitas vezes o que se passava por esses "caminhos proibidos" revelam mais da nossa História do que contam os nossos livros. Por que será?
Vou descobrir e contar aqui no Blog.
Acho que vou perceber, entrando em tanta gruta e caverna, que apesar do Brasil ter sido descoberto só em 1500, o Homem e os seus pés já passavam por aqui muito tempo antes. E assim, pense comigo, a História é uma só, apesar de ser dividida na escola, e não existe coisa que não esteja ligada uma com a outra.
Acho que a vida é um tesouro precioso, e viver é a melhor forma de aprender.
Para saber mais sobre a Estrada Real:
www.institutoestradareal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário