quarta-feira, 18 de junho de 2014

Deu Empate?

Vamos lá, antes de contar o motivo do meu último post, preciso definir os meus termos.

Eu fui até bem recebida nas escolas que estudei nesse semestre. Não houve problema com as matrículas. Houve problema com a documentação na minha saída*, mas ambas escolas entregaram o Histórico. O meu direito a sentar em sala e assistir às aulas foi respeitado. O meu direito ao exercício (imediato) da cidadania também.

Mas, qual o mérito disso? As escolas não fizeram mais do que a sua obrigação. Me receberam e depois me viram ir embora. O que aconteceu entre uma coisa e outra ninguém sabe e ninguém viu. É sobre isso que eu quero falar!

No geral, e já falei isso aqui antes, os professores nunca me procuraram. Quase nenhum falou comigo. Na escola em Ouro Preto, somente uma professora pegou o meu caderno e viu o que havia estudado. Daí em diante ela sabia como me orientar. E foi ótimo, me senti segura na matéria.

Então, só pra esclarecer, cumprir com este tipo de obrigação é o mesmo que empatar um jogo. E quando escola, pais e alunos ficam satisfeitos cumprindo apenas a sua obrigação, o placar é zero a zero. Na minha opinião é tempo, dinheiro, energia e jogo perdido. Porque se ninguém ganha, o Brasil inteiro perde.

Obrigação também inclui dar condições ao aluno de se desenvolver plenamente na Sociedade.
Eu nem consegui me desenvolver plenamente no 6˚ Ano do Ensino Fundamental até agora.

Então, sejamos menos rasos nas palavras e atitudes.
Só cumprir com a obrigação já é muito ruim, achar que está cumprindo quando não está, é pior ainda.

Resultado do Jogo: Bruna 0 x 0 Escolas
Perdemos todos a oportunidade de compartilhar.



Um comentário:

  1. Não sei o que me impressiona mais em todos seus posts...
    Se o conto de fadas que vivi em relação a nossa educação, embalada por fragmentos de informações que aprendi (ou quis) acreditar durante toda minha existência, ou pela sua clareza , ousadia e posicionamento sócio político desde sua dezena e pouco mais de anos vividos... Seja um ou outro: Bruna Gammauta 10 x 0 !

    ResponderExcluir