Alguém aprendeu isso na escola? Se aprendeu, aposto que esqueceu.
Falo isso porque quando temos professores e aulas sem criatividade, sem envolvimento, sem competência, o conhecimento entra por um ouvido e sai pelo outro. Simples e cruel assim.
Em um mesmo post vou demonstrar o motivo que me fez afirmar que os professores, na maioria dos casos, eram desqualificados. E de quebra apresentar, pra quem ainda não conhece, a Serra do Espinhaço.
Essa imensa cadeia montanhosa que vai de Minas Gerais até a Bahia foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera. É a coisa mais linda de se ver de perto e ao longe enquanto viajamos. Todo o seu corpo divide a Mata Atlântica do Cerrado, divide paisagens, espécies, culturas e pessoas, em território brasileiro.
É tanta natureza, geografia, história e arte a céu aberto, que o corpo que tudo divide me completou.
Aprendi tanto olhando, ouvindo e vivendo que aposto, de novo, que nunca mais vou esquecer que existe, o que é, como é, e a importância da Serra do Espinhaço.
Aprender só com o intelecto é muito vazio de experiência; é preciso aprender com todos os sentidos também. O Conhecimento, dessa maneira, entra na gente como se fosse o ar que respiramos.
Eu poderia dizer aqui que tive uma série de professores que falavam o português incorreto.
Eu poderia dizer aqui que tive professores que pularam tantas coisas interessantes nas matérias, que pelas aulas que davam, acho mesmo que nem eles sabiam que aquilo existia.
Eu poderia, ainda, detalhar aqui, como faz um professor pra tirar qualquer estímulo de aprendizado de um aluno.
E ainda poderia esclarecer, aqui, o terror que é ver um professor falando palavrão, gritando e mandando um aluno calar a boca.
Eu poderia dizer tanta coisa aqui, mas quero que se registre apenas uma coisa, o fato que nem me lembro mais o nome de nenhum deles. E nem faço questão, porque nenhum deles, por incompetência ou omissão, acrescentou Conhecimento de verdade em minha vida.
Quanto ao Espinhaço, esse gigante de paredões prateados e picos dourados, este sim, eu nunca mais vou esquecer. Sua grandiosidade sem palavras me ensinou mais que um semestre inteiro nas salas de aula, porque me fez ver, conhecer e experimentar o verdadeiro Conhecimento.
Estou pela primeira vez apaixonada.
Estou apaixonada pela Cordilheira Brasileira.
Bicame de Pedra - Catas Altas Minas Gerais - Brasil |
Serra do Caraça - Caminho do Mato Dentro Minas Gerais - Brasil |
Nenhum comentário:
Postar um comentário