segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aprendendo com a Experiência

Esse foi o 4˚ dia de aula na Chapada, mas nesse dia eu faltei. 

Precisei acompanhar minha mãe no trabalho, como acontece muitas vezes, quando a pesquisa, caminhadas, fotografias ou filmagens levam o dia todo.

Pra mim é uma alegria, porque além do passeio e da diversão, tenho aula a céu aberto. Bem, às vezes debaixo d'água, dentro da terra, sob a pedra e por aí vai...

Nesse dia eu aprendi muito sobre história, geografia, ciências e até química e física. Olhando as imagens parece que foi só um dia divertido, mas tudo isso foi estudado: a composição do solo, a cor da água, a era geológica, o clima, a vegetação, a fauna, a flora, os minerais, a cultura local e tudo mais.

Mesmo que não desejasse aprender, eu fico escutando as extensas conversas, faço todo o roteiro e ando pra caramba. Mas o que eu contemplo mesmo é a beleza dos lugares, e agradeço a oportunidade de viver tudo isso.

Sim, faltei à aula. Mas soube que não foi só eu, professores também faltaram.

Sendo assim, no meu caso (que é excepcional, eu sei!), esse dia foi o mais produtivo e educativo de toda a semana. Basta uma lida nos posts anteriores pra que cada um tire suas conclusões.

Chapada Diamantina: Escola Viva!

Poço Azul, Morro do Pai Inácio, Rio Pratinha, Poço Encantado, Rio Paraguaçu e Gruta Lapa Doce
Chapada Diamantina - Bahia - Brasil

5 comentários:

  1. Se são os pais que devem educar os filhos, aqui está o meu método. Espero mesmo que tenha aproveitado tanto quanto eu o dia, seja pela diversão, seja pelo aprendizado, através de mim, das tantas conversas ou da própria natureza. O fato é que experimentar demanda escolha. Escolhemos bem! Soube disso vendo o seu sorriso, a sua alegria e o brilho nos seus olhos a cada descoberta. Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que sou sua filha. Quando me perguntaram lá no céu quem eu queria como mãe, eu pedi você. :)

      Excluir
  2. Acho que vc vai ter que me dar umas aulinhas!!!
    Não me lembro de ter aprendido essas matérias com tantos detalhes assim :)

    Gros bisous chérie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, madrinha querida, não vejo a hora de te ensinar tudinho, e também pra Taïsa... Mas claro, aí na França, que é pra não perder o espírito itinerante. :*

      Bjk's

      Excluir
    2. Oba!!!
      Não vejo a hora desse dia chegar, acho que a Taïsa também !!!
      VEM LOGO!!!!!!
      Gros bisous ma chérie

      Excluir