Como será que vai ser fora de Minas Gerais?
Uma coisa é certa, nenhuma das escolas mineiras atendeu à solicitação de entrega do "Memorial Descritivo" feita pela minha mãe referente ao meu direito à informação. Esse documento deveria esclarecer de escola em escola aquilo que foi visto do conteúdo durante a minha permanência em cada uma delas, por disciplina, para que a próxima equipe pudesse avaliar o ponto em que me encontro em relação à classe.
O documento foi sempre solicitado, nunca questionado, jamais entregue e, portanto, negado.
Em contrapartida, nenhuma das escolas até agora avaliou o meu conhecimento. Nenhum diagnóstico foi realizado, nenhuma pergunta, sequer um papo informal. Nada!
Já falei inúmeras vezes aqui que tanto direção quanto professores me ignoraram completamente neste sentido. A preocupação de todos se restringe à documentação de entrada e saída, o Histórico Escolar ou Declaração da Escola, confirmando minha passagem.
O que eu aprendi, em que pé me encontro, o que acontece comigo, não importa a ninguém.
E todo mundo se faz de tonto!!!
O que percebi é que os colegas até preferem assim.
A maioria mais falta do que vai à aula.
E nunca, nunca mesmo, recebi um dever de casa.
Dever de casa, pelo que entendi, não é uma prática em escola pública.
Aliás, são estranhas algumas práticas nessas escolas.
Nada de dever de casa, quando passam algum exercício é absurdo, como por exemplo traduzir 50 palavras em inglês pelo Google Tradutor, ou escrever os números de 1.000 a 5.000 no caderno (esse último foi pra uma amiga do 5˚ Ano).
Então ficou ruim pra minha mãe saber como administrar a situação.
Os meus cadernos vivem vazios, lição não têm, e também não têm livros.
E ninguém se importa com isso, muito menos estão interessados em encontrar uma solução.
Esperam que eu vá embora, estou de passagem mesmo, e logo deixo de existir ali...
Pouco importa se a escola prestou pra alguma coisa, senão cumprir o seu papel de me receber.
Só pra constar, na Resolução N˚ 3 que trata do tema, há o seguinte parágrafo:
§ 2º A instituição de ensino deverá realizar avaliação diagnóstica do desenvolvimento
e da aprendizagem desse estudante, mediante acompanhamento e supervisão adequados às
suas necessidades de aprendizagem.
Se alguém conhecer uma que faz, no resto do Brasil, me avisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário