sábado, 26 de abril de 2014

Superintendência Regional de Educação: Caxambu

A Escola Estadual José Cristiano Alves, em São Thomé das Letras, faz parte da SRE Caxambu.

Como a direção da escola se negou a responder  algumas perguntas feitas pela minha mãe sobre a experiência da mesma com alunos itinerantes, LDB e conteúdo curricular, foi enviado por e-mail solicitação de reunião com a SRE pra tratar do assunto.

Abaixo está o e-mail enviado:

Boa tarde,

de acordo com orientação da Diretora da Escola José Cristiano Alves, venho por meio desta informar a esta Superintendência que há uma aluna em SITUAÇÃO DE ITINERÂNCIA cursando o 6o. Ano do Ensino Fundamental na cidade de São Thomé das Letras. Segundo sua informação, a Sra. Eliana e a Sra. Meire já foram comunicadas sobre o fato.

Somos de São Paulo e, por ocasião do meu trabalho (produtora de cinema), estarei viajando pelo Brasil durante todo o ano de 2014 para pesquisa e planejamento de projeto no segmento audiovisual. Minha filha deverá me acompanhar, se enquadrando na RESOLUÇÃO No. 3, DE 16 DE MAIO DE 2012. Bruna Gammauta, minha filha, está compartilhando sua experiência em um Blog a fim de registrar sua experiência. Nosso objetivo é, futuramente, realizar um Documentário sobre o tema.

Neste contexto, solicitei à escola uma entrevista com o seguinte mote: Exercício da Cidadania e Aluno Itinerante. Um questionário foi entregue à direção, com perguntas que se referem a artigos da LDB e da Resolução, a fim de compreender melhor a realidade da aluna em face da grade curricular obrigatória. Este mesmo questionário será executado em todas as escolas do país por onde a aluna passar, adaptado às realidades regionais e locais.

Este trabalho é unicamente autoral, não estando vinculado a nenhuma matéria de cunho jornalístico.
Trata-se apenas de um registro informal da experiência da aluna frente à Legislação Brasileira, a título de informação pública e de argumento para futuros projetos. A parceria da escola é fundamental para o acolhimento da aluna e o esclarecimento da questão em pauta, ou seja, a itinerância de brasileirinhos e brasileirinhas.

Venho então, por meio desta, solicitar uma reunião com esta Superintendência, na cidade de Caxambu, a fim de apresentar melhor o projeto. Seria muito interessante que a própria Superintendência comentasse essa experiência no Sul de Minas Gerais para ampliar o leque de informações sobre o tema (outras Superintendências já se manifestaram favoravelmente). A Secretaria de Educação dos Estados também serão convidadas a dar a sua contribuição neste momento.

Necessitamos também, conforme pontuou na data de hoje a Sra. Aparecida, de autorização para captação de imagens no interior da escola e do depoimento da equipe que está com Bruna.

Lembro que nenhuma imagem e/ou depoimento será publicado sem a prévia autorização dos responsáveis. Temos realizado entrevistas com alunos e pais de alunos da escola, e de diferentes agentes do município, portanto seria muito interessante termos depoimentos de toda cadeia educacional que envolve a escola José Cristiano Alves. Caso não seja possível, por razões de transparência, apenas publicaremos a negativa dos respectivos Órgãos Públicos.

Conto com vossa colaboração para nos reunirmos.
Aguardo, com a maior brevidade possível, um retorno.
Apenas esperamos concluir esta etapa para deixar a cidade de São Thomé das Letras.

Para maiores informações, acesse o blog:


Fico à disposição para qualquer informação e/ou esclarecimento.
Conto com vossa parceria e brevidade na resposta.

Atenciosamente,
Cristhiane

Um comentário: